Atitudes dos investidores

• As melhores acções vão sempre parecer sobrevalorizadas para a maior parte dos investidores.

• Ansiedade é fruto da diferença entre onde estamos e onde desejaríamos estar. 

• Um investimento de longo prazo nunca deve ser resultado de um "trade" de curto prazo falhado. 

• O tempo é a mercadoria mais preciosa. 

• A reacção às notícias é muito mais importante do que as notícias em si. 

• Trabalhemos para viver e não vivamos para trabalhar 

• A única diferença entre intervenção e manipulação é a comunicação. 

• A única diferença entre uma lição e um erro é a capacidade de aprendermos depois de o cometermos. 

• A disciplina tem que se impor ao "feeling". 

• Adaptemo-nos, mas não nos conformemos. 

• Devemos escolher a estrada mais alta. Tem menos tráfego e melhores vistas. 

• Negociar no mercado é muito mais uma arte do que uma ciência. 

• Não é vergonha admitir que negociar é difícil. O que é vergonha é não se ter consciência disso. 

• O dinheiro vai e vem. As outras coisas da vida, muitas vezes, não voltam. 

• Há que ser paciente com os negócios ganhadores e extremamente impaciente com os negócios perdedores. 

• Não conseguimos triunfar no mercado se não tivermos uma atitude ganhadora. 

• Os bons "traders" sabem como realizar mais valias, mas os "traders" de excelência sabem como assumir uma perda. 

• A emoção é inimiga do "trader". 

• Não nos devemos focar nas coisas que não podemos mudar. O mercado é assim e, para triunfarmos, temos que o aceitar tal como ele é. 

• A esperança não deve nunca ser veículo do investimento. 

• Sejamos humildes, senão o mercado irá encarregar-se de o fazer por nós. 

• A capacidade de não negociar é tão - ou mais - importante como a capacidade de o fazer. 

• Não podemos ficar sempre a pensar nos nossos erros ou nas nossas grandes vitórias. Retiremos rapidamente as ilações importantes e olhemos para a frente. 

• Não devemos pensar demais. Pensar e ser racional é algo fundamental para o sucesso nos mercados, mas pensar demais pode tornar as análises demasiado complexas, o que lhe retira eficácia. Simplicidade é, para mim, um dos segredos do sucesso. 

• Os mercados podem permanecer irracionais mais tempo do que nós termos capital… 

• Os líderes que emergem de uma crise raramente são os mesmos que existiam quando ela se iniciou. 

• Entender a psicologia das massas é mais importante do que perceber os fundamentais macro-económicos. 

• Novos máximos são para ser comprados e novos mínimos para serem vendidos.

• Ninguém sabe o que o mercado vai fazer amanhã. Ninguém.