A bolsa tem maior segurança, rentabilidade, liquidez e flexibilidade do que qualquer outro ativo. Portanto, investir na bolsa é interessante para todo o público, já que no longo prazo é muito rentável, através de dividendos dá estabilidade.
Vantagens que temos ao investir diretamente na bolsa
- Rentabilidade periódica: É uma vantagem muito importante, uma vez que a carteira de títulos que acreditamos gerará uma rentabilidade com os dividendos das ações. Devemos ter em mente que o dinheiro obtido pela arrecadação dos dividendos podemos reinvestir na compra de mais ações, ou alocá-lo ao próprio consumo, dependendo das necessidades de cada investidor.
- Comissões baixas : eles são baixos em comparação com outros ativos, tais como fundos ou despesas de investir em imobiliário, mas de claro que devemos ter em conta que o cobrado a cada ano ou por transação, dependendo sobre a corretora que usa para realizar as operações, portanto teremos que nos informar muito bem das comissões do corretor antes de começar a investir na bolsa
- Total liberdade para investir : Não temos obrigação de comprar ou vender se não queremos. Temos Liberdade para fazer as nossas escolhas.
- Decidir entrar ou sair: Podemos entrar ou sair do mercado a qualquer momento, nossas posições não influenciam em comparação com o tamanho do mercado.
- Invista em ativos que estão fora dos índices bolsistas: Temos a possibilidade de investir em empresas muito boas que não cumprem os requisitos de tamanho ou liquidez para pertencer a qualquer índice bolsista. Essas empresas tendem a ter maior rentabilidade. Uma coisa a ter em mente é que as empresas que cumpram os requisitos de capitalização e volume de liquidez são frequentemente introduzidas nos índices, mas as suas análises fundamentais são desfavoráveis. Só porque uma empresa pertence não a um índice principal significa que devemos investir, pois nem todos são sólidos e rentáveis.
- Dividendos pagos: Devemos saber que os dividendos pagos pelas empresas não estão refletidos nos índices de ações.
Uma pessoa moderada consegue que os retornos obtidos pelo investimento na bolsa sejam bons e estáveis, mais do que em qualquer outro investimento, apesar do que a grande maioria pensa, só que se deve aprender algumas diretrizes simples sem precisar ter conhecimento prévio.
Orientações a seguir para investir na bolsa
Sabemos que o futuro na economia de qualquer pessoa é determinado por:
- O dinheiro que ele ganha
- O dinheiro que poupa
- O dinheiro que ele investe
Estamos errados quando pensamos que a ideia para enriquecer é ganhar muito dinheiro, porque que não é verdade, ficamos ricos quando poupamos. Queremos dizer que mesmo que ganhemos muito se gastamos tudo, não ficamos ricos, então temos que saber poupar e investir essas poupanças na criação de mais riqueza .
Voltando ao tema sobre como investir, a primeira coisa que fazemos é criar uma gestão do nosso património, que é que sabemos o que nós temos e decidir a percentagem total de investir no ativo, que vai depender de cada investidor. De seguida, escolher uma estratégia, e este passo se precisamos de alguns conhecimentos básicos, para o qual devemos ser claros sobre os fundamentos do resultado da empresa. Uma vez investido em segurança, é importante acompanhar os resultados trimestrais apresentados pela empresa.
Existem dois tipos de análise recomendados para tomar uma decisão de investimento em uma empresa.
- A análise fundamental tenta determinar o valor das empresas com base nos seus resultados e nos ativos que possuem.
- PER: Relaciona a capitalização de mercado de uma empresa com o seu lucro líquido, ou seja, o seu lucro por ação com o seu preço por ação. Ele nos informa quantos exercícios são necessários para que os benefícios gerados sejam iguais à sua capitalização de mercado.
- PREÇO / CASH FLOW: taxa usada para comparar o valor de mercado de uma empresa com o seu fluxo de caixa. Quanto menor a proporção, melhor será o seu valor.
- PREÇO / VALOR CONTABILÍSTICO: mede a relação entre o preço em que as ações são cotadas com o valor dos seus próprios recursos, ou seja, o valor contabilístico dos seus ativos menos o valor contabilístico das suas dívidas. <1: O preço pelo qual é cotado é menor que o seu valor contabilístico e, portanto, teríamos uma oportunidade de compra.= 1: A empresa é cotada por um preço próximo ao seu valor contabilístico.> 1: O preço a que é cotado é superior ao seu valor contabilístico.
- ROE : mede o desempenho obtido pelos acionistas dos fundos investidos na empresa, ou seja, a capacidade da empresa de remunerar os seus acionistas.
- DIVIDENDO LÍQUIDO POR AÇÃO : é o montante do lucro líquido obtido por uma empresa que é dividido ou dividido pelo número de ações.
- RENTABILIDADE POR DIVIDENDO : mede a porcentagem do preço de uma ação que vai para os acionistas na forma de um dividendo a cada ano.
- RESULTADO LÍQUIDO: é o lucro que permanece na empresa depois de cobrir todas as despesas e impostos.
- EBITDA: é o resultado operacional bruto apurado antes das despesas de depreciação e amortização.
- EPS: é a parte do lucro que corresponde a cada ação de uma empresa, indica a rentabilidade da empresa.
- A análise técnica deve olhar para os gráficos das cotações, a evolução da sua cotação e não leva em conta os resultados ou ativos da empresa . Aconselha-se o uso de 2 ou 3 indicadores para não se desvincular da análise. Estes programas são geralmente fornecidos pela plataforma do nosso corretor (eles podem ir em alguns casos com um certo atraso), seria conveniente para eles estarem em tempo real.
- Indicadores de Tendência Média Móvel Simples que é usada para identificar o início de novas tendências. A sua interpretação em termos gerais é que se o preço se move acima do MM, portanto o MM tem uma direção de alta (inclinação positiva), pode ser considerado como um sinal de força (compra). Se o preço se move abaixo do MM, portanto o MM tem uma direção descendente (declive negativo), ele pode ser considerado como um sinal de fraqueza (venda). Os sinais válidos de compra e venda não ocorrem quando o MM muda. somente quando o preço se move acima ou abaixo do MM.
- Indicador de volume que nos informa a quantidade de títulos negociados em um período escolhido (intradiário, dia, semana …). Segundo a teoria DOW, o volume deve acompanhar a tendência. A magnitude do volume é indicativa da consistência do movimento.
- O oscilador de força relativa RSI mede a força do preço. Graficamente, o RSI oscila em um intervalo de 0 a 100, o que indica as áreas de sobrecompra (de 70 a 80 a 100) e oversold (abaixo de 30 a 0 a 0). Ele indica a tendência ascendente quando se aproxima de 100 e indica a tendência de queda quando se aproxima de 0. Na prática, os sinais de compra geralmente ocorrem quando o piso de 30 cruzamentos e os sinais de venda, ao atravessar o telhado de 70.
Devemos fazer as duas coisas, a fundamental, porque nos diz a situação da empresa e a técnica, porque nos dá o sinal de entrada e saída.
Quando investimos em segurança, é importante acompanhar os resultados trimestrais apresentados pela empresa.
Quando no ponto anterior falámos sobre a estratégia,também me referimos a criação de um portefólio de valores sólidos, ou seja, com benefícios que crescem no longo prazo . Para isso, seria conveniente:
- Diversificar os ativos : Não é necessário ter grandes ativos para investir em várias empresas, por isso é aconselhável diversificar ambas as empresas, setoriais … para minimizar os riscos.
- Diversificar temporariamente: pode investir em uma empresa temporariamente, ou seja, decidir-se o tempo que quiser ou bom para, por dias, meses, anos, de modo que nos permite para evitar o risco de uma descida íngreme.
- Liquidez : Podemos ter a liquidez do investimento quando precisamos. Também é importante ter em mente que possuir ações de uma empresa sólida pode acessar para obter um crédito.
- Transparência : Encontraremos na internet muitas páginas web que nos fornecem informações gratuitas sobre cotação, dividendos, fundamentos e técnicas de qualquer empresa. Graças a essas transparências, podemos saber o preço da cotação de nossas ações.
- Rentabilidade: A rentabilidade depende do crescimento dos lucros e dividendos das empresas.
- Segurança: Os ganhos obtidos com a transferência das ações, bem como o dividendo, são diretamente registados diretamente na nossa conta.
Quando investimos em segurança, é importante acompanhar os resultados trimestrais apresentados pela empresa.
Conhecer os horários dos mercados .
HORAS DO MERCADO EM PORTUGAL | |
Leilão de abertura | 8,30h. às 9h (+ 30 min) |
Mercado aberto | 9h às 17,30 h |
Leilão de encerramento | 17,30h a 17,35h (+30 min) |
Operações especiais | 17,40h às 20h |
No leilão de abertura das 8h30 às 9h, os pedidos podem ser inseridos, modificados e cancelados, mas sem operações de cruzamento, uma vez que o livro de ofertas ainda não está disponível . O final aleatório do leilão (30 min), dentro do período de 30 segundos, termina sem aviso prévio. Serve para evitar manipulações de preços.
O mercado à vista contínua está aberto a partir das 9 horas da manhã. (depois de 30 minutos) até 17,30h .
No leilão de encerramento acontece exatamente o mesmo sendo o intervalo de 5 horas que seria de 17,30h para 17,35h e também terminará com um final aleatório do leilão de 30 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário