quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como criar um mundo melhor através do negócio


São muitos os exemplos de empreendedores sociais que abraçam a missão de criar empresas empenhadas na construção de um mundo mais justo e mais sustentável. Um mundo onde o que conta não são apenas os lucros financeiros mas as oportunidades geradas para benefício da comunidade. Essas empresas são denominadas de empresas sociais, e nomes como The Big Issue e Fifteen de Jamie Oliver são modelos incontornáveis neste quadro da economia social.

Porém, existem outras que não são tão visíveis mas que vale a pena conhecer. Estima-se que na Austrália existam cerca de 20.000 empresas sociais a operar em todos os sectores da indústria. Um desses exemplos pode encontrar-se em Melbourne, o "Lentil As Anything", um restaurante vegetariano que dá formação a refugiados, a jovens, a pessoas com deficiência e outras pessoas, que lutam para encontrar oportunidades de trabalho.

A particularidade deste restaurante é que cabe ao cliente decidir o que pagar pelas bebidas e pela comida e a filosofia é deixar um donativo anónimo numa caixa que se encontra no balcão - "The pay as you feel philosophy is simple – we invite you to pay what you think the food and the experience is worth".
Deste modo, a comida é entregue a inúmeras pessoas sem chamar a atenção para a sua situação financeira. O lema da empresa é: “encouraging interaction, cultural exchange and community growth”.

Para saber mais quais as empresas sociais que estão a servir de inspiração para criar um mundo melhor, veja:

Good Deeds social enterprise

Lentil as Anything

Por: Rosário Chaves

 A minha fotografia

Blogue Empreendedorismo Social


Sem comentários:

Enviar um comentário