terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Águeda integra projecto Incubadora em Rede da Universidade de Aveiro






O concelho de Águeda integra, formalmente, a partir de hoje, o projecto Incubadora em Rede da Universidade de Aveiro (UA) que foi lançado em 2008 numa parceria com municípios e outras entidades da região.

Além da inauguração das instalações, no antigo Instituto Superior Militar, o momento será assinalado com a assinatura do contrato de incubação com os promotores da empresa de software Mikroelement, a primeira inquilina.

Este serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação encontram-se já disponíveis nos pólos dos concelhos de Aveiro (2),  Albergaria-a-Velha e Estarreja.

O contributo para o desenvolvimento e consolidação das empresas não se ficará pelas facilidades no acto de lançamento, mas vai também prolonga-se após o período de incubação com novas actividades a anunciar.
Num modelo inédito no País, a Incubadora em Rede está a replicar, na região do Baixo Vouga,  a experiência da UA na criação de novas empresas constituídas por seus formados e docentes.

Desde 1996,  foram lançadas 40 spin-offs, na maioria projectos de unidades de investigação e de base tecnológica locais, gerando cerca de 180 postos de trabalho.

A Navegante, empresa que impulsionou o motor de busca Sapo, entretanto adquirido pela PT, ou a Biodevices,  que criou o Vital Jacket HWM, uma t-shirt inteligente com fins clínicos, fazem parte do portefólio.

Acolhe actualmente 25 empresas, que poderão aumentar com novas candidaturas, como é habitual, no primeiro semestre de cada ano, quando alunos finalizam os cursos e pretendem dar novo rumo às carreiras profissionais.

Actividades empresariais ganham força

Ciências informáticas e engenharia prevalecem sobre as restantes áreas, as actividades empresariais experimentaram, nos últimos tempos,  mais propostas de negócios.

A crise económica e financeira, paradoxalmente, tem sido um período de aparecimento de novas oportunidades que os empreendedores procuram aproveitar, com reflexo no aumento do interesse pelo programa de incubação.

Depois da abertura dos pólos de Aveiro, onde tem instalações, para além da sede universitária, no estádio municipal, a “Incubadora em Rede” funciona em Estarreja, Albergaria-A-Velha e agora em Águeda.

De acordo com Fernando Santos, da GrupUnave, empresa de serviços da UA responsável pelo projecto, o objectivo é dinamizar uma Plataforma de Apoio e Valorização do Empreendedorismo e Inovação da Região de Aveiro.

“Queremos que seja capaz de reforçar a competitividade e a coesão territorial, para outras localidades, numa óptica de optimização de recursos e infra-estruturas numa lógica de eficiência colectiva, maximizando o suporte logístico e financeiro de apoio às novas empresas”, disse o gestor.

O programa da UA incluiu serviços de apoio à gestão do projecto/empresa, instalações, logística, consultadoria (estratégica, plano de negócios, fontes de financiamento) e parcerias, incluindo aquando do final de incubação.

A“Incubadora em Rede” vai ter um novo pólo no futuro Parque de Ciência e Inovação de Aveiro,  a concluir em 2013.

Fonte: Notícias de Aveiro


Sem comentários:

Enviar um comentário