sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Volunteerbook - Portugal cria rede social para voluntários

                                Esboço do que virá a ser a página de abertura da rede social de voluntariado


Isabel Jonet lança a 1 de fevereiro o Volunteerbook, que eleva a Bolsa do Voluntariado à escala mundial.

"Mas já foi à Bolsa procurar?" A frase é repetida múltiplas vezes, todos os dias, por Isabel Jonet às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que lhe ligam a carpir problemas, a pedir ajudas. O rosto do Banco Alimentar Contra a Fome preside também à Bolsa do Voluntariado, onde em quatro anos conseguiu reunir 16.767 pessoas disponíveis para doar o tempo e aptidões a 963 organizações. "Se precisam de quem ajude as crianças do ATL a fazer os trabalhos de casa, há lá. Ou quem conduza as carrinhas, encontram lá. Ou até quem lhes faça a contabilidade ou projetos de arquitetura".
Em Bolsa do Voluntariado os números de necessidades e vontades de ajudar duplicaram em dois anos. Mas, em 2011, Ano Europeu do Voluntariado, Isabel Jonet quer dinamizar ainda mais o projeto. "A 1 de fevereiro lançamos o Volunteerbook. Já registei o nome e tudo. É uma rede social do voluntariado, que parte da base de dados da Bolsa e corre no Facebook", explica, com visível entusiasmo. Ler + no Expresso


1 comentário:

  1. Foi com alguma surpresa que li o artigo do Espresso sobre o “original” projecto da Dra. Isabel Jonet.

    Como a própria presidente do Banco Alimentar Contra a Fome lhe poderia ter referido, existe uma rede social dedicada a angariar voluntários sediada em Portugal, com mais de 3 anos e meio de funcionamento chamada Inpakt.com. Esta rede foi o tema de conversa com a Dra. Isabel Jonet em 2009, numa reunião para discutir uma potencial parceria. Esta parceria não foi em frente dado ter-nos sido transmitido que a presidente do Banco Alimentar não acreditava no potencial das redes sociais para a dinamização de actos de voluntariado.

    O Inpakt.com tem neste momento 12.500 membros, a nível nacional e é uma rede criada de origem na net e não uma sobreposição a outra já existente no terreno.
    O Inpakt.com foi tema de várias reportagens, das quais podemos citar o programa Consigo da RTP2 em Março de 2010 ou o que foi incluído na edição de Dezembro do mesmo ano na Vogue.

    Estranhamos por isso o título da vossa peça. O Inpakt.com foi de facto a primeira criação de origem nacional nesta area. Certamente que a Dra. Isabel Jonet se terá esquecido involuntáriamente, deste pormenor insignificante no meio de tantas e tão absorventes ocupações.

    Com os melhores cumprimentos,

    Por uma boa causa,

    Bernardo Sousa de Macedo

    ResponderEliminar