sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Empreender, Educar e Empregar no Fórum Económico Mundial


(…) O Desenvolvimento da Sociedade do século XXI, far-se-á através de um número crescente de modos de pensar e realizar, fruto do génio humano para Criar, atitude para Empreender, desejo de Educar e dos desafios do Emprego como organizador social. No atual contexto emerge o « Padrão-Rede» como um multiplicador de eficiência e inteligência coletiva, um estabilizador de desígnio para a ação, rumo a uma sociedade sustentável . ( Francisco Lavrador Pires, em 24 de Janeiro de 2014)

Invariavelmente em Janeiro de cada ano o mundo estaciona em Davos ( Suíça ) para refletir sobre o andamento da Economia a nível planetário através do FEM - Fórum Económico Mundial ( WEF – World Economic Forum ).
Logo no primeiro dia (22) , um painel da maior importância subordinado ao tema do Empreendedorismo, Educação e Emprego com as participações notáveis da presidente Park Geun-Hye (Coreia do Sul) e de Ellen Johnson-Sirleaf (Libéria). Duas mulheres empreendedoras em cargos de altíssimo nível mas que o não são por acaso pois a sua participação revelou estarmos na presença de visão estratégica de longo alcance, intuição e talento feminino, um toque de humanismo maternal de quem parece saber para onde deve ir a humanidade e o mundo .
Do lado de Park Geun-Hye um apelo muito forte sobre o desenvolvimento das Sociedades Criativas como modo de empreender e que deverá orientar a educação e a criação de novos empregos, e pela via de Ellen Johnson-Sirleaf  um apelo muito sentido para a generosidade no apoio a todos, num maior equilíbrio na distribuição dos rendimentos para que dessa forma as futuras Humanidade(s) Digitais consigam preservar o que deve ser protegido e promover o desenvolvimento através de novas formas de organização do trabalho e da vida.
À medida que as novas Tecnologias da Informação, Educação, Empreendedorismo e Emprego avançam em moldes para-digitais, e numa altura em que parece haver um alargamento da consciência sobe o conceito de Antropoceno para a compreensão dos efeitos das atividades humanas sobre os sistemas planetários, importa estabelecer novas práticas e portanto novas atividades capazes de minimizar os efeitos não apenas sobre o clima mas também e cada vez mais sobre a biodiversidade ou, entre outros, a proteção de recursos marinhos.
A quantidade de dados necessários para apoiar a tomada de decisões estratégicas coloca a área da Gestão como uma ciência de facto e exerce pressão sobre a necessidade de alinhamento dos sistemas educativos no domínio da Ciência dos Dados como forma de promover o Empreendorismo e Novas Empregabilidades. Os produtos e serviços nos Sistemas Económicos Mundiais possuem uma componente de informação cada vez mais embutida. O Conhecimento existe em várias formas. Saber Empreender, Educar e Empregar tem muito a ver com o desenvolvimento de apttitudes ( aptidões + atitudes ) face ao risco, pois o cidadão-empreendedor tem de sentir confiança no domínio sobre os artefactos e estes por sua vez têm cada vez mais inteligência integrada através do software.
Para o cidadão-empreendedor do século XXI uma forma de desenvolver atitudes e ganhar confiança será através da aquisição de novas literacias. Para além de ler, escrever e contar é preciso também saber Programar para Empreender, Educar e Empregar.

Francisco Lavrador Pires ( flpires@gmail.com )
Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Organizacional
Via eLearning Club em http://elearningclub.blogspot.pt/

Créditos de Imagem : Immaginoteca 

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