(…)
O Desenvolvimento da Sociedade do século XXI, far-se-á através de um número
crescente de modos de pensar e realizar, fruto do génio humano para Criar,
atitude para Empreender, desejo de Educar e dos desafios do Emprego como
organizador social. No atual contexto emerge o « Padrão-Rede» como um
multiplicador de eficiência e inteligência coletiva, um estabilizador de
desígnio para a ação, rumo a uma sociedade sustentável . ( Francisco Lavrador
Pires, em 24 de Janeiro de 2014)
Invariavelmente em Janeiro de cada ano o mundo estaciona em Davos ( Suíça ) para refletir sobre o
andamento da Economia a nível planetário através do FEM - Fórum Económico
Mundial ( WEF – World Economic Forum ).
Logo
no primeiro dia (22) , um painel da maior importância subordinado ao tema do Empreendedorismo, Educação e Emprego
com as participações notáveis da presidente Park
Geun-Hye (Coreia do Sul) e de Ellen
Johnson-Sirleaf (Libéria). Duas mulheres empreendedoras em cargos de
altíssimo nível mas que o não são por acaso pois a sua participação revelou
estarmos na presença de visão estratégica de longo alcance, intuição e talento
feminino, um toque de humanismo maternal de quem parece saber para onde deve ir
a humanidade e o mundo .
Do
lado de Park Geun-Hye um apelo muito
forte sobre o desenvolvimento das Sociedades Criativas como modo de
empreender e que deverá orientar a educação e a criação de novos empregos, e pela
via de Ellen Johnson-Sirleaf um apelo muito sentido para a generosidade no
apoio a todos, num maior equilíbrio na distribuição dos rendimentos para que
dessa forma as futuras Humanidade(s) Digitais consigam
preservar o que deve ser protegido e promover o desenvolvimento através de
novas formas de organização do trabalho e da vida.
À
medida que as novas Tecnologias da Informação, Educação, Empreendedorismo e Emprego
avançam em moldes para-digitais, e
numa altura em que parece haver um alargamento da consciência sobe o conceito
de Antropoceno
para a compreensão dos efeitos das atividades humanas sobre os sistemas
planetários, importa estabelecer novas práticas e portanto novas atividades
capazes de minimizar os efeitos não apenas sobre o clima mas também e cada vez
mais sobre a biodiversidade ou, entre outros, a proteção de recursos marinhos.
A
quantidade de dados necessários para apoiar a tomada de decisões estratégicas
coloca a área da Gestão como uma ciência de facto e exerce pressão sobre a
necessidade de alinhamento dos sistemas educativos no domínio da Ciência dos Dados
como forma de promover o Empreendorismo e Novas Empregabilidades. Os produtos e
serviços nos Sistemas Económicos Mundiais possuem uma componente de informação
cada vez mais embutida. O Conhecimento existe em várias formas. Saber Empreender, Educar e Empregar tem
muito a ver com o desenvolvimento de apttitudes ( aptidões + atitudes )
face ao risco, pois o cidadão-empreendedor
tem de sentir confiança no domínio sobre os artefactos e estes por sua vez têm
cada vez mais inteligência integrada através do software.
Para
o cidadão-empreendedor
do século XXI uma forma de desenvolver atitudes e ganhar confiança será através
da aquisição de novas literacias. Para além de ler, escrever e contar é preciso
também saber Programar para Empreender, Educar e Empregar.
Francisco Lavrador Pires (
flpires@gmail.com )
Engenharia, Inovação e
Desenvolvimento Organizacional
Via eLearning Club em http://elearningclub.blogspot.pt/Créditos de Imagem : Immaginoteca
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