sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Smart Farming : Homens , Máquinas e Natureza …


FOA das Nações Unidas prevê que a população global alcance 8 mil milhões de pessoas em 2025 para atingir 9,6 mil milhões em 2050, concluindo que,  para manter a sustentabilidade no fornecimento, a produção alimentar deve crescer setenta por cento (70%).
Um processo difícil dado que existem obstáculos ao cumprimento dos imperativos de crescimento a saber :

  • A tendência para a estagnação ou mesmo queda no crescimento da produtividade;
  • A disponibilidade limitada de terra arável;
  • As alterações climáticas ;
  •  A crescente necessidade de água potável :
  • O preço e disponibilidade de energia, particularmente a partir de combustíveis fósseis;
  • O impacto da urbanização no fornecimento de trabalho rural - a idade média dos agricutores sobe e em contrapartida os jovens movimentam-se para setores industriais e de conhecimento .
De acordo com um recente relatório do IPCC ( Intergovernmental Panel on Climate Change ) vamos observar efeitos consideráveis do clima sobre a agricultura, incluindo o aparecimento de fenómenos extremos tais como fortes chuvas ácidas, tempestades ainda mais intensas com ondas de calor, que influenciarão negativamente e conduzem à redução da produção de sementes. A agricultura consome cerca de 70 por cento da oferta de agua potável mundial pelo que a gestão da água anda muito próximo da garantia de segurança alimentar. Por forma a enfrentar estes desafios a FAO recomenda que todos os setores agricolas se equipem com técnicas e ferramentas inovadores e em particular as tecnologias digitais.


Onde entra a Agricultura de Precisão ?

Agricultura de Precisão tem como objetivo a otimização da produção por unidade agrícola através da utilização dos mais modernos meios de um modo sustentável, para atingir a melhor performance em termos de qualidade , quantidade e retorno financeiro.
"Smart Farming" faz uso de uma gama alargada de tecnologias que incluem serviços de GPS, sensores e Big Data para a otimização da produção de sementes. Ao invés de substituir o conhecimento especialista do agricultor , os sistemas de suporte a decisão baseados em TIC, suportados em dados de tempo real, podem acrescentar vaor através de informação útil relativamente a todos os aspetos da agricutura,  com um nível de detalhe ou granularidade nunca anteriormente alcançável. A utilização das tecnologias digitais vai permitir uma melhor tomada de decisão que resultará em diminuição de perdas e a maximização da eficiência das operações.

Disciplinas e Novas Competências ...

As disciplinas e competências ( skills ) agora requeridas para um exercício inovador em agricultura uncluem a robótica, imagem baseada em computador, tecnologias de Posicionamento Global ( GPS ), soluções científicas, previsão de clima, soluções tecnológicas de suporte a produção de controlo ambiental e muito mais. A agricultura de Precisão é muitas vezes referenciada como "Smart Farming " ( Agricultura Inteligente ) , um termo “umbrella” para uma comparação mais rapida com as implementações baseadas em M2M ( Machine to Machine) tais como o Smart Metering ( Medição Inteligente ), Smart Cities ( Cidades Inteligentes ) etc ...

Agricultura de Precisão é uma metodologia especializada que se baseia em Tecnologias de Sensores cujo uso está bem dominado em outras industrias tais como na Telemática de Gestão de Frotas, na monitorização de poluentes ambientais, na monitorização de doenças através do conceito de eHealth, na gestão de edifícios para monitorização de silos e um conjunto de aplicações cujos efeitos dependem do contexto específico de produção agrícola. O Tema do "Smart Farming" é muito vasto e não se esgota num único post. Tratando-se  um assunto de importância crescente, resultado do aumento da população global, com a necessidade de compatibilizar a vida dos seres humanos com o crescente aparecimento de fenómenos extremos importa estabelecer as bases para o desenvovimento de um domínio de informação e conhecimento intensivos.
Os dias do "sol a sol" podem estar á beira dos dias "Máquina a Máquina" ( M2M Machine to Machine ) numa relação ciber-física de enormes sinergias entre homens, máquinas e natureza. O desenvolvimento harmonioso de Máquinas Inteligentes, em sintonia com a Inteligência da Natureza pode ser uma fórmula de sucesso que determinará uma realinhamento do homem com o ambiente envolvente, aportando e apelando para uma renovada consciência , através da recuperação da relação que está na base do Crescimento "Verde" com Desenvolvimento Sustentável.

Francisco Lavrador Pires, ( flpires@gmail.com )
Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Organizacional

Francisco Lavrador Pires ( francisco.pires@bettertech.pt  )
Head of Business Process Development
Powered by Bettertech - Working Solutions for Better Results

(*) FOA :  Food and Agricultural Organization 
Imagem : Ubiqwa

Sem comentários:

Enviar um comentário