quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Investidores amadores derrubam fundos de Wall Street.

 


O dia em Wall Street fica contudo marcado uma história digna de um filme de Hollywood. Uma ofensiva de pequenos investidores amadores levou vários fundos a venderem ações de diversas empresas para terem liquidez para fechar as posições curtas - que apostam na desvalorização de uma cotada - nas companhias onde tinham essas posições. 

A insistência na compra de ações da retalhista de vídeojogos GameStop e do operador de salas de cinemas AMC Entertainment por parte dos investidores amadores, unidos num grupo na página de mensagens Reddit, levaram as ações destas empresas a mais do que duplicar de valor esta quarta-feira, continuando o "rally" da última semana.

As ações da GameStop chegaram a valorizar 160%, cotando nos 380 dólares, e fecharam a subir 138%. A empresa viu a sua capitalização bolsista disparar para mais de 24 mil milhões de dólares. Já os títulos da AMC tocaram os 20,36 dólares, uma subida de 310% e encerraram a quadruplicar o valor da véspera.

Esta ação concertada obrigou fundos que apostam na queda dos títulos de empresas a fechar as posições curtas para minimizar as perdas. Para isso, no entanto, foram forçados a obter liquidez vendendo ações de outras empresas, que assim desvalorizaram.

"Circulam receios de que alguns fundos de investimento possam estar a fechar rapidamente as suas posições. Ainda é cedo, mas podemos assistir a uma pressão vendedora crescente devido ao medo de que haja uma fuga massiva na saída desses fundos", disse David Madden, analista da CMC Markets UK, em declarações à Reuters.

Sem comentários:

Enviar um comentário