terça-feira, 30 de novembro de 2010

Criando um Negócio Social


 Criando um Negócio Social














Este é o terceiro livro do professor Yunus, na sequência de “Banqueiro dos Pobres” e “Criando um Mundo sem Pobreza”. A obra é inteiramente dedicada ao conceito de Negócio Social, sua aplicação e manutenção. Segundo Yunus, um Negócio Social é um modelo de negócios inovador que promove a ideia de fazer negócios com a finalidade de resolver problemas sociais, e não apenas maximizar o lucro. Basicamente, trata-se de uma iniciativa economicamente rentável capaz de oferecer soluções para problemas sociais utilizando, para isso, mecanismos de mercado.
Como o título sugere, este complemento — o Negócio Social — ao capitalismo tradicional realmente pode atender às necessidades mais prementes da humanidade, especialmente a pobreza. Cada negócio social gera emprego, boas condições de trabalho e, forçosamente, trata de desafios sociais específicos, tais como falta de educação, saúde e boa nutrição.
Antes de ser o vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus foi desacreditado e até chamado de louco. Esse bengalês é pioneiro na implantação do microcrédito para pessoas em extrema pobreza. Criou o Grameen Bank (Banco das Vilas), instituição com o objetivo de viabilizar empréstimos para populações pobres e de áreas rurais que não têm acesso a serviços bancários. O banco de Yunus, que fica em Bangladesh, faz empréstimos sem exigir garantias e hoje em dia tem cerca de seis milhões de usuários do sistema. 


Sem comentários:

Enviar um comentário