terça-feira, 16 de novembro de 2010

Inovação social




As instituições de solidariedade social estão aflitas porque já não conseguem responder à multiplicação dos pedidos de ajuda.
Daí que seja necessário um apelo à inovação, à criatividade no apoio social. Dois exemplos de iniciativas inovadoras. Um é o Fundo do Bem Comum, lançada pela ACEGE (Associação Cristã de Gestores e Empresários), com o apoio de alguns bancos. É um fundo de capital de risco para ajudar desempregados com mais de 40 anos a criarem empresas próprias.

O outro é o Banco de Livros. A ideia partiu da Bertrand, com apoio da Fundação Pro Dignitate e do Banco de Bens Doados (ligado ao Banco Alimentar). Assim, nas mais de cinquenta livrarias Bertrand existentes em Portugal, até 5 de Dezembro as pessoas poderão comprar livros, ou assinar pequenos cheques, para doar a crianças pobres que não podem comprar esses livros. Os intermediários serão instituições na área de cada livraria.

“Dê um final feliz à história de muitas crianças. Dê um livro”




Os livros para oferta serão recolhidos num contentor específico – o Livrão –, que se encontra em todas as Livrarias Bertrand, sendo a distribuição pelas instituições apoiadas da responsabilidade do Banco de Bens Doados.


Sem comentários:

Enviar um comentário