quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Redes sociais utilizadas por mais de metade dos internautas portugueses

 

 

Estudo «A Utilização da Internet em Portugal 2010» foi elaborado pelo Lisbon Internet and Networks Institute

Começou hoje a ser disponibilizado o estudo «A Utilização da Internet em Portugal 2010», elaborado pelo LINI – Lisbon Internet and Networks Institute com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, respeitante a dados recolhidos por entrevistas realizadas entre 14 e 25 de Maio deste ano.

A actividade realizada pela maior percentagem de internautas em Portugal é o envio e recepção de correio electrónico (89 por cento). Os serviços de mensagens instantâneas são utilizados mensalmente por 75 por cento. A procura de notícias está em terceiro lugar (69 por cento) e as redes sociais são a terceira actividade de comunicação mais disseminada entre internautas, usadas por mais de metade destes (56 por cento).

O estudo analisou o fenómeno das redes sociais a fundo. Além de perceber que mais de metade dos internautas portugueses usa este tipo de websites, registou que quase metade dos utilizadores tem mais de 100 amigos na sua rede de contactos e mais de três quartos têm maioritariamente pessoas de conhecimento pessoal na lista de «amigo».

O «Hi5» continua a ser a rede mais utilizada (43 por cento). O «Facebook» está em segundo lugar com 40 por cento de internautas de Portugal inscritos no primeiro trimestre do ano.

O primeiro motivo para utilizar redes sociais é a possibilidade de manter contactos à distância (88 por cento). Das funcionalidades disponíveis, os utilizadores fazem mais uso das ferramentas de comunicação – envio de mensagens (84 por cento) e serviço de chat (48 por cento) –, seguido da procura ou sugestão a outros de amigos para adicionar à rede pessoal (47 por cento).

No ranking das funcionalidades, em quarto lugar encontra-se a criação de álbuns para partilha de fotografias (46 por cento).

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