quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"Tópicos" As palavras que estão a fazer as notícias




O Jornal de Negócios lançou uma nova área no online, a Tópicos. Esta, descreve Pedro Guerreiro, é uma “ferramenta de pesquisa inteligente das notícias de economia” de jornais com presença online a nível nacional e internacional, pesquisando ainda nos blogues e Twitter. Segundo o director do jornal da Cofina, é “um projecto tecnológico ambicioso que se revê em projectos semelhantes do New York Times e do Guardian”.

A ferramenta foi desenvolvida pelo jornalista Paulo Querido e revela os temas que estão a marcar a agenda noticiosa a nível económico, apresentando-a graficamente numa nuvem, bem como por uma lista de tópicos ou timeline, com base numa pesquisa feita em 38 fontes de informação nacionais e 47 entidades internacionais. O projecto, considera Pedro Guerreiro, demonstra a “maturidade do Jornal de Negócios”, na medida em que “o interesse dos leitores é mais importante do que estarmos fechados em nós mesmos”, argumenta, frisando que a ferramenta permite a ligação às notícias referenciadas noutros media.

No Certamente,  o webzine de Paulo Querido, pode-se ler:

O Pedro Santos Guerreiro, diretor do Jornal de Negócios, aceitou a minha proposta (obrigado,  Pedro!) e levou-a à administração da Cofina juntamente com o  Alexandre Pais, diretor do Record.

O Pedro batizou-o de “leitor inteligente das notícias do mundo” (notícia da apresentação no Jornal de Negócios).


Sem comentários:

Enviar um comentário