Portugal ocupa o 29.º lugar entre 52 países analisados pelo Barómetro de Inovação da Cotec, logo à frente da Espanha, numa lista que é encabeçada pela Suíça, seguida dos Estados Unidos, Dinamarca e da Finlândia.
“Globalmente, Portugal posiciona-se no 29.º lugar de entre 52 países analisados, com um valor de índice de 3,52 pontos, muito próximo da média global dos países analisados (3,65)”, refere o Barómetro de Inovação.
Segundo o Barómetro elaborado pela Cotec Portugal, que foi pela primeira vez apresentado, o que ocorreu na sessão “Fast, Open and Global – News Perspectives on Innovation”, que se realizou no Centro Cultural de Lisboa, a Suíça ocupa a primeira posição com 5,05 pontos, enquanto que no último lugar se situou o Paraguai (2,29 pontos).
A posição detida por Portugal está “muito próximo” da média global dos países analisados (3,65 pontos), embora se encontre abaixo das médias dos países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, União Europeia, Zona Euro, União Europeia (UE-27) e dos PECO – Países da Europa Central de Ocidental, sendo o melhor posicionado dos países da Europa do Sul, superando mesmo a Espanha (3,45 pontos).
O Barómetro de Inovação é uma plataforma que disponibiliza informações sobre a inovação em Portugal, através da divulgação de indicadores e estatísticas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).
Estes indicadores e estatísticas vão permitir desenvolver análises e apresentações agregadas dos dados sobre a inovação empresarial, nomeadamente as práticas de gestão de inovação.
Além disso, foi constituído um painel de “líderes” de vários quadrantes da sociedade portuguesa emitirá a sua opinião de seis em seis meses sobre as questões da inovação.
No evento de hoje foram também entregues os diplomas de certificação de gestão de inovação a 23 empresas portuguesas, entre as quais, a Siemens, Novabase, Everis, Siscog, Critical Sftware e a RAR Imobiliária.
A Cotec Portugal é uma associação empresarial para a inovação, sem fins lucrativos, que foi criada em abril de 2003 para promover a competitividade das empresas localizadas em Portugal.
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário