segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Facebook já perde metade do valor desde estreia em bolsa


As acções da rede social Facebook entraram em bolsa, a 18 de Maio, nos 38 dólares. Três meses depois, a 20 de Agosto, estão a ser negociadas abaixo dos 19 dólares. Metade do valor da empresa de Mark Zuckerberg desapareceu neste período. 

A performance da tecnológica não tem sido perfeita em bolsa e a tendência tem sido, quase sempre, descendente. O chamado “IPO da década” deu lugar a uma grande desilusão entre os investidores. 

Nos últimos dias, a desilusão tem levado os títulos a renovarem, sistematicamente, os preços mais baixos de sempre. 

O preço excessivo das acções na oferta pública inicial (IPO, na sigla original) foi logo questionado durante a operação: que receitas tem a empresa para justificar-se como a protagonista do maior IPO de sempre entre as cotadas tecnológicas e para valer mais de 100 mil milhões de dólares? 

Logo nos primeiros dias a euforia desapareceu. Algo que se intensificou na semana passada, quando se deu o primeiro desbloqueio de acções. Na prática, terminou um dos períodos de “lock up”. Estes períodos obrigam os investidores que compraram acções do Facebook a mantê-las em carteira durante um determinado tempo. Neste caso, um dos períodos terminou na sexta-feira passada e dirigiu-se a quem investiu antes do IPO. As acções caíram 4%. No dia anterior, em antecipação, a descida tinha sido de 6%. Ou seja, alguns dos investidores que estavam proibidos de vender já o podem fazer. E muitos fizeram-no. O que colocou mais acções no mercado e pressionou o seu preço.


Sem comentários:

Enviar um comentário