Existem milhares, para não dizer milhões, de pessoas que têm ideias criativas, e muitas vezes rentáveis, de negócios, mas que não conseguem financiamento para as colocar em prática.
A par de um acesso ao crédito cada vez mais difícil, vai crescendo uma nova forma de financiamento que não implica taxas, juros, ou especulação.
Chama-se crowdfunding e é o conceito utilizado para definir um “financiamento colaborativo” em que os investidores são pessoas comuns que apostam num negócio pelo seu projecto e ajudam a realizá-lo investindo.
A tal multidão ( crowd ) pode conter algumas dezenas, centenas ou milhares de pessoas, as quais disponibilizam determinados montantes mas sobretudo avalizam à partida o sucesso ou o insucesso da sua iniciativa. Os financiamentos de crowdfunding podem ter vários objectivos.
Os financiadores tanto podem vir a ser clientes e obter o produto/serviço para o qual adiantaram fundos, podem ainda ter participação dos lucros da iniciativa ou ainda ter a garantia que um determinado serviço que utilizem não acabe ( uma das maiores iniciativas de crowdfunding foi realizada pela wikipedia ).
Sem comentários:
Enviar um comentário